Ligue para tirar dúvidas ou agendar sua primeira consulta: 85 9.9198.9298

Textos

Confira artigos e novidades.

Entenda o Que É o PsicoNutrE

Entenda o Que É o PsicoNutrE

O Projeto PsicoNutrE – Psicologia, Nutrição e Esporte, foi criado pelo psicólogo Lindorjô Carlos, no ano de 2016 e teve como base suas experiências e histórico de emagrecimento, assim como as etapas de reganho de peso. Destarte, surgiu o interesse por este estudo e a ideia de juntar profissionais que atuassem com foco no tratamento da obesidade dos pacientes.

Segundo Prevedello (2009), a obesidade, muito embora não pareça, é um sério problema de saúde pública e que tem atingindo diversas camadas sociais. Ela está presente em indivíduos independentemente do seu poder aquisitivo espalhado pelo mundo inteiro e que em alguns casos se inicia, muitas vezes, desde a infância ou mesmo no ventre da mãe. Ou ainda em outra idade, sendo acometida por vários fatores, desde o período do desmame do infanto, a introdução de alimentos impróprios, de acordo com Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS (2003) e com a Organização Mundial de Saúde – OMS (2003). A obesidade, sobretudo a mórbida, é considerada como o maior desafio nutricional contemporâneo e é a doença que mais tem ocasionado óbito no mundo (OMS, 2003).

Diante de tudo isso e outras questões, surgiu o PsicoNutrE.

Mas, para quem ele é direcionado?

Este é um projeto interdisciplinar, ou seja, composto por profissionais das diversas áreas da saúde, sendo que os que fazendo o acompanhamento de forma intensiva são os já citados (Psicólogo, Nutricionista e Educador Físico), que tem por objetivo auxiliar na perda e manutenção de peso de pacientes obesos e com sobrepeso e/ou indicados a Cirurgia Bariátrica (Redução de Estômago), assim como, para pessoas com outras comorbidades em decorrência de seu excesso de peso.

Como funciona?

O paciente é acompanhado individualmente pelos profissionais envolvidos no projeto (psicólogo, nutricionista e educador físico), com encontros pré-estabelecidos e com uma frequência sistemática de encontros para facilitar a adesão e adaptação do tratamento. (Entre em contato para maiores detalhes na aba “contato” do nosso site).

O que é preciso para fazer parte do projeto?

É preciso inicialmente uma entrevista com o psicólogo e depois com a nutricionista do grupo com o objetivo de obter informações sobre o estilo de vida, o controle emocional e a investigação das possíveis causas da obesidade do paciente. Após os primeiros contatos o paciente é encaminhado para outros profissionais (médicos cardiologistas, clínicos gerais e outros que se fizerem necessário), para submissão de exames e obtenção de atestado de aptidão para ingresso no projeto.

Qual o diferencial da equipe PsicoNutrE?

Nossos profissionais além de qualificados para atuarem dentro de suas áreas de conhecimento, possuem vasta experiência em atendimento a clientes obesos e no tratamento de suas comorbidades com excelentes resultados em suas atuações. Outro grande diferencial é a interdisciplinaridade envolvida no projeto, onde os profissionais conversam entre si, em encontros mensais, sobre o desenvolvimento e evolução de cada paciente, elaborando individualmente o plano de atendimento destes (mais informação através da aba contato do nosso site).

Caso seja percebida a falta de evolução do paciente, o que fazer?

Despois de um período de acompanhamento e atividades com os profissionais, se ainda sim, não houver evolução do paciente e sua situação de saúde estiver muito agravada devido à obesidade, encaminharemos o mesmo, caso este queira, para um médico cirurgião de confiança e parceiro da equipe, para avaliação e possibilidade de realização da cirurgia bariátrica, respeitando todo o processo de preparação para tal.

A equipe PsicoNutrE faz acompanhamento para o processo cirúrgico bariátrico?

Sim. O psicólogo da equipe é membro associado da Comissão de Especialidades Associadas – COESAS, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM (Como confirmar essa informação? Nas abas superiores do site da SBCBM, vá até “Seu Cirurgião”, depois clique em “Médicos e Especialidades Associadas à SBCBM”, vá em “Especialidade”, escolha: Psicólogo; “Cidade comercial”, digite: Russas; “Estado Comercial”, escolha: Ceará. Depois clique em “Pesquisar” que irá aparecer a confirmação dos dados do associado citado). Este, além de coordenar a equipe e orientar os profissionais para o acompanhamento, também faz o processo avaliativo, emite laudo e acompanha o paciente antes, durante e depois do processo cirúrgico. Seu diferencial está não só nos amplos estudos sobre o assunto, mas na vivência com o processo por ser também paciente bariátrico.

 

Para mais informações entre em contato:

Psicólogo Lindorjô Carlos

Lindorjo.psi@gmail.com

(85)9.9444.9969

Deixe um comentário

Psicólogo Responsável

Francisco Lindorjô Carlos Martins CRP 11/10334

Contato

  • lindorjo.psi@gmail.com
  • (85) 9.9198.9298
  • Psicólogo Lindorjô Carlos

Endereço

Home Office
Fortaleza, Ceará, Brasil 
CEP 60.356-000

© Copyright 2017 Francisco Lindorjô Carlos Martins – Psicólogo CRP 11 / 10334

sit Donec id elit. ut justo sem, efficitur. nunc Lorem suscipit